Outubro chegou

Em fim é o mês que todos nós esperamos,para conscientizar  a mulherada sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama,gente é impressionante como o nosso dia a dia nos afasta do nosso corpo,e agente passa a não perceber as necessidades reais do nosso corpo.
  Temos 1 milhão de diagnósticos,é um número imenso de mulheres que são diagnosticadas com essa doença,vamos dar mais tempo pra nós mesmas e avaliar as nossas necessidades.

Pare um pouco,da sua rotina diária e tire um dia pra cuidar de você periodicamente,no banho,deitada  ou em frente a um espelho você mesma pode fazer seu auto exame,




COMO FAZER O AUTO EXAME?

  • Deitada ou no banho


Coloque a mão direita atrás da cabeça. Deslize os dedos indicador, médio e anelar da mão esquerda suavemente em movimentos circulares por toda mama direita. Repita o movimento utilizando a mão direta para examinar a mama esquerda.

  • Diante do espelho


1- Inspecione suas mamas com os braços abaixados ao longo do corpo

2-Levante os braços, colocando as mãos na cabeça. Observe se ocorre alguma mudança no contorno das mamas ou no bico.

3-Repita a observação, colocando as mãos na cintura e apertando-a.Observe se há qualquer alteração.

4-Finalmente, esprema o mamilo delicadamente e observe se sai qualquer secreção. A observação de alterações cutâneas ou no bico do seio, de nódulos ou espessamentos, e de secreções mamárias, não significa necessariamente a existência de câncer.

vídeo


O que procurar?
• Caroços (nódulos).
• Abaulamentos ou retrações da pele e do complexo aréolo-mamilar (bico do seio).
• Secreções mamilares existentes.
Orientações
• O autoexame permite perceber alterações nas mamas. Frente a qualquer sinal de alarme, procure um mastologista (médico especialista em mamas).
• O autoexame deve ser realizado uma vez a cada mês, na semana seguinte ao término da menstruação. As mulheres que não menstruam devem determinar um dia específico para repetir o autoexame todo o mês.
• O autoexame não é um método diagnóstico e não substitui a visita ao mastologista. A mamografia é o único método de detecção precoce. Portanto peça sempre orientações a um médico especialista.
Importante:
• O autoexame das mamas não substitui a consulta de rotina que deve ser feita ao mastologista.

9 comentários

  1. É um tema muito importante é merece muuuita divulgação!! Parabéns pelo post e pela iniciativa ❤

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo post e iniciativa, realmente é muito prático e rápido pra cuidarmos e identificarmos um possível problema, preciso fazer meu post tbm dando meu apoio, muito sucesso 💟

    ResponderExcluir
  3. Por mais que toda mulher já saiba, vale lembrar.
    A prevenção é essencial!!

    ResponderExcluir
  4. Gente adorei esse post, sua atitude em divulgar esse tema! Adorei. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Câncer é muito perigoso!Tem que ter cuidado,mas mesmo falando existe milhões de pessoas que ainda não sabem ou simplesmente acham que não vai acontecer com ela!Precisamos ficar de olho!

    ResponderExcluir
  6. Me ajudou muito, não sabia como fazia o exame e tinha vergonha de perguntar pra minha mae. Muito obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
  7. Olha eu sinceramente sou assim muito relaxada! Amei esse post , vou até marcar medico!
    Eu sempre deixo para depois sabe! Fico fazendo varias outras coisas mas o q vc falou realmente é a verdade temos que nos cuidar!
    Amei tudo muito bem explicado!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Que post massa! Realmente com a correria do dia a dia a gente deixa de cuidar da saúde né :/ Eu mesmo faz quase 2 anos que não vou no G.O :O Com câncer não se brinca, temos que conscientizar todo mundo mesmo!! Parabéns pelo post <3

    ResponderExcluir
  9. Que post maravilhoso! O câncer é uma doença muito triste e perigosa, prevenir é essencial e são post como esses que precisamos, são posts assim que alertam que as pessoas precisam para aprender e se cuidar. Irei compartilhar o post pois as pessoas precisam ver, ler, e aprender.
    Parabéns, pelo post, pela ideia, pelo gesto, pelo blog. Te desejo muito sucesso. Mil beijinhos

    ResponderExcluir

Anuncie aqui

Subir